Wanna translate?

segunda-feira, 25 de março de 2013

A temida segregação - homens e mulheres!

Jogos Femininos de 2012


Sempre enxerguei a capoeira como a luta mais democrática do mundo. Em meio a competições que separavam os concorrentes somente por suas graduações, via-se jogos entre Davids e Golias, Gordos e Magros, jovens e idosos e, é claro, homens e mulheres.

Encantada por essa unicidade do grupo, a minha primeira reação ao saber, no ano passado, da divisão de sexos nas competições foi de decepção. "Mas como cortar as raízes? Desde os tempos das senzalas, homens e mulheres, meninos e meninas, sempre jogaram juntos, como irmãos!". Mas é claro que, mais um vez eu seria surpreendida pelo brilhantismo de Mestre Camisa.

Conversando com a professora e campeã brasileira Juma ela me explicou: "essa segregação aumentará a aceitação da capoeira pelos leigos que, ao ver um homem dar um golpe, uma rasteira em uma mulher, acha grosseiro". Nós sabemos que na hora da roda todos tem a capacidade de jogar de igual para igual, mas os não praticantes não sabem. Camisa, sendo o bom discípulo de Mestre Bimba que é, pensa na capoeira para o mundo e não somente para os capoeiristas. "Além do mais, essa transformação incentivará mais a participação das mulheres nas competições, que se sentiam  desmotivadas para competir com grandes nomes de peso nos campeonatos". 

Aceitei que a mudança é para o bem. Não é uma perda de raízes, mas sim um amadurecimento natural do esporte.
"Não tenho medo de mudar de opinião, pois não tenho medo de pensar!", axé!

Um comentário:

  1. Já estive no evento feminino da Abadá e não senti essa segregação, achei mesmo que havia ali uma coisa de "esse espaço é nosso e nós fazemos tão bem qto qualquer homem". Minha única ressalva sobre os eventos exclusivamente femininos é sobre a possibilidade de um dia os homens nos barrarem em eventos exclusivamente masculinos. Além disso, vejo muitas mulheres competindo além da Capoeira, um duelo de egos que ultrapassa os limites da roda e curiosamente eu não vejo isso entre os homens, acho q nossa competitividade é maior do q a deles...rs

    ResponderExcluir