Se você é um praticante dessa arte e ainda não viu Mestre Bimba - A Capoeira Iluminada, envergonhe-se. O documentário de Luiz Fernando Goulart é rico em todos os aspectos: cinematograficamente, historicamente, culturalmente e capoeiristicamente.
Com participações e entrevistas excepcionais de grandes capoeiristas, alunos seus, como Mestre Decânio, Mestre Acordeon, Mestre Itapoan e Mestre Camisa, o longa-metragem conta a história dos Mestres dos Mestres desde o seu primeiro contato com a capoeira, quando ainda era estivador na Bahia. Até seus últimos momentos, com relatos emocionantes de seus filhos e algumas de suas diversas esposas. É impossível não assistir e se contagiar com a perseverança tão rígida, mas, ao mesmo tempo, tão cativante de Bimba. Você conclui, como mesmo dito na obra, que Bimba "não foi só um mestre de capoeira, foi um construtor de homens."
A primeira vez em que o assisti tinha poucos meses na capoeira e, mesmo assim, fui cativada instantaneamente. Ele prende a atenção de capoeiristas ou não, pois não se limita a atividade, mas, principalmente, a encaixa em um contexto histórico, tornando-se minimamente interessante para qualquer um que assista. Antes de qualquer apresentação de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, há a história libertária dos negros e de sua cultural em um momento pós-escravidão, passando pelo batuque, o candomblé, a estiva, e outros tantos pontos marcantes dessa época.
E, aproveitem, mesmo depois de lançado em DVD pela gravadora Biscoito Fino, o documentário ainda se encontra na íntegra no YouTube:
"Mestre Bimba, marca a gente a ferro e fogo naquela fibra mais escondida do coração", Mestre Decânio.
Ficha Técnica:
Diretor: Luiz Fernando Goulart
Produção: Nina Luz, Claudia Castello
Roteiro: Luiz Carlos Maciel
Fotografia: Rivaldo Agostinho de Lima Filho (Dody)
Trilha Sonora: Fernando Ariani
Nenhum comentário:
Postar um comentário