Wanna translate?

quinta-feira, 7 de março de 2013

As boas-vindas

Olá!
Meu nome é Cristal Lomba Fontana, tenho 22 anos e faço jornalismo na PUC-Rio. Como esse espaço, se tudo der certo, vai virar um portal para os capoeiristas do grupo ABADÁ, tão importante quanto apresentar o meu nome, é apresentar o meu apelido: que também é Cristal. No dia do meu batizado de capoeira, os professores e instrutores acharam que o meu nome já era exótico o suficiente e resolveram continuar me chamando assim. 

Mais importante do que apresentar o meu currículo acadêmico e outros tipos de formações, é contar o meu papel e a minha relação com esse grupo e com esse esporte.

Entrei na aula de capoeira em agosto de 2010 sem nenhuma pretensão, por puro desejo de fazer algum tipo de atividade física. E, desde a primeira aula, me encantei de uma forma que nunca havia me encantado com algum outro tipo de manifestação cultural na minha vida, entre músicas, esportes, espetáculos... Até por que entendi que todos esses exemplos estavam juntos em uma só sala, sob o comando de um professor, o Morceguinho.
Logo no início comecei a respirar e a comer capoeira, não faltava nenhum treino e, sempre que possível, participava de atividades extra-sala de aula. Cheguei até a pensar que era somente uma empolgação inicial minha, afinal, tendo a agir de forma compulsiva com tudo o que me envolvo. Mas os meses foram passando, muitas coisas foram mudando, e a capoeira continuou firmemente ativa em minha vida. Hoje, tenho certeza de que não conseguiria mais viver sem, nela encontro o meu equilíbrio físico, mental e espiritual. 

Ainda sou um bebê engatinhando nessa atividade. Estou na minha quarta corda, a amarela e laranja, mas a ansiedade de crescer cada vez mais, por incrível que pareça, só me dá um conforto de saber que ainda tenho uma vida inteira para desfrutar dessa arte. 


Esse ano a ABADÁ-Capoeira - Associação Brasileira da Arte Capoeira - completa 25 anos. E após tantas experiências, emoções e aprendizados que esse grupo me proporcionou, acho que já está mais do que na hora de eu devolver a ele um pouco desse carinho.

E é por isso que estou aqui. Pelo grupo, por essa arte e por todos os capoeiristas, sejam eles da ABADÁ ou não. Para compartilhar essa paixão, para trocar figurinhas e para tentar mantê-los informados das novidades por dentro da associação. 

Por enquanto é isso, espero que essa brincadeira acrescente tanto a mim quanto a vocês.

Vamos nos falando!
Um beijo,
Cristal


Pitanga, eu, Morceguinho, Nala e Aruanã em nossa última troca de cordas

2 comentários: