Wanna translate?

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Calou seu gunga, nossa viola chora - Esquilo

Esse post deveria ter sido escrito ontem. Mas, como tempo é algo relativo, vamos fingir que ainda estamos em 17 de abril.

Ontem completou dois anos que o professor Esquilo, aos 34 anos, se foi e achei mais do que justo prestar uma homenagem. O Esquilo é para mim um perfeito exemplo de "saudade do que nunca se viveu", sentimento que tanto tenho quando a história é capoeira. Eu só soube da sua existência no dia de seu falecimento, quando o meu professor, após conduzir a aula somente com as suas cantigas, nos contou a triste notícia (sim, estou na capoeira há dois anos e meio somente!).

Depois da aula fui pesquisar um pouco sobre ele. E fui instantaneamente cativada por esse capoeirista completo; jogador, compositor e cantador. Até como pessoa me encantei, mesmo sem tê-lo conhecido, seu sorriso nas fotos deixa transparecer o doce que era.

Até hoje acho difícil encontrar outros jogos de capoeiristas da ABADÁ que me prendam tanto a atenção quanto o do Esquilo me prende. Com um estilo completamente único e característico, até a pessoa mais míope consegue identificá-lo na roda, sempre tão leve e espontâneo.
Esse vídeo é a prova. As imagens são quase indecifráveis, mas você percebe facilmente qual dos jogadores é o professor:





Extremamente original, a identidade do seu jogo se aplica às suas músicas e voz. Basta um verso para percebermos que a música é sua. Basta um iê para sentirmos que é ele cantando.
São inúmeras as músicas dele que eu poderia colocar aqui. Dei até uma olhada nelas, mas foi impossível escolher uma, duas ou três. Por isso, vou colocar duas, de outros dois capoeiristas, que fizeram homenagens póstumas a ele.

Essa me ganha na emoção: Falamansa - Adeus Irmão

Adeus irmão…
Hoje você é poesia
Se tornou aquela estrela
Que você contou um dia

Chegando lá no céu
Jogou angola de mansinho
Logo em seu primeiro jogo
Foi com o Mestre Bigodinho

Quando a roda terminou
Seu Bimba falou dessa maneira

O jogo da vida acabou
Seja bem-vindo capoeira

Recebeu um elogio
Pelas cantigas e cantar
Quando foi ver de quem era
Era o grande Mestre Waldemar

Cada jogo um improviso
Cada rima uma canção
Você foi, mas com certeza
Ficou em nosso coraçao

Sua ginga encantou
Até quem não lhe conheceu
Hoje a capoeira chora

E o berimbau esmoreceu

Já se foi mais um poeta
Mais um bamba de valia
Deus o tenha em bom lugar

Então meu irmão até um dia!


Essa me ganha pela genialidade com que foi construída, usando, em cada estrofe, trechos ou variações das próprias composições do Esquilo: Perninha - A capoeira não esquece

Eu sou um grão de areia ioiô
Que voltava no tempo se pudesse
Contava as estrelas dos céu
De bamba a capoeira não esquece

Cantou as histórias de Lemba na roda
Berimbau tocou foi pra beira do mar

Mas antes avisou seu moço cuidado 
Que faca de ponta quer lhe furar
 

Perguntou de onde vinha aiê
Toda mandinga do mandingueiro 
Já sabia que pra ser capoeira 
Tem de ter dendê ser forte guerreiro

Lá do alto da ladeira canavieiro 

Nunca foi de querer muito ou reclamar
Viu o menino gingando na ribeira
E foi no balanço do mar

Improvisador inspirou tanta gente 

De um golpe avisado não teve esquiva
O corpo responde o que passa na mente
Mas sua alma na roda sempre estará viva



Estou me esforçando para não cair no apelativo da emoção, mas, não queria deixar de compartilhar isso. De todos as partidas que vi no pouco tempo em que estou na capoeira, a do Esquilo é sempre a que mais me entristece. Não sei explicar o porquê.
Nos resta mandar todas as energias para que ele curta em paz a sua roda nas nuvens. Por aqui, não nos falta maneira de eternizarmos esse capoeirista.

4 comentários:

  1. E o mês de Abril está entrando para história da capoeira com mais uma perda inestimável... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU CONHECI E SOU TESTEMUNHA DA VIDA DESSE HUMILDE GUERREIRO, ESQUILO! ASS:BOBÔ SEU ALUNO.

      Excluir
  2. Bom dia, sou um estudante da abada capoeira Espanha.
    um grupo de estudantes tem um grupo para aprender música, e depois de um tempo aprendendo canções, pensámos que seria interessante saber mais sobre os compositores, e temos que descobrir tudo o que pudermos sobrelos, na capoeira, música e biograficamente. Cada um que nos tocou uma pessoa, e meu a sido o professor Esquilo.
    Eu sou procurando informação... mas não encontrei nada mais do que alguns detalhes, também encontrei sua página facebook e pedi informações... mas apesar de ler minha mensagem não foram respondidas.
    Enquanto procurava por informações, eu encontrei seu blog e disse que tinham investidado... e por que eu entrar em contato com você, porque desde que seu na época pedida informações da... não se poderia me ajudar compartilhar com as informações você encontra-se.
    Se você pudesse me ajudar você que ficaria agradecida, espero não perturbá-la com minha messagem.
    Se não muito obrigada também. Uma saudação

    ResponderExcluir