Wanna translate?

terça-feira, 2 de abril de 2013

O que é a capoeira?

Mestre Pastinha
Já que nunca em toda a minha vida, nem com toda a técnica linguística que a faculdade de jornalismo me deu, eu conseguiria pôr em palavras o que é a capoeira, optei por postar uma composição de outrém.

Uma das minhas músicas favoritas da capoeira não é da ABADÁ, acho que é do grupo Muzenza. Não é São Bento, nem benguela. É uma Angola linda, que transmite nas simplicidades dos seus versos e na complexidade dos seus sentimentos, muito do que eu sinto por essa arte... Ou talvez eu ainda esteja muito tocada pelo encontro com João Grande.

Enquanto fico devendo para vocês um post sobre o documentário "Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira", a pedidos do meu Professor Morceguinho, deixo-os com essa linda cantiga, em que grifei meus trechos favoritos:




Uma vez, perguntei a Seu Pastinha
O que era a capoeira
E ele, mestre velho respeitado,
Ficou um tempo calado,
Revirando a sua alma
Depois respondeu com calma,
Em forma de ladainha:
A capoeira
É um jogo, é um brinquedo,
É se respeitar o medo,
É dosar bem a coragem

É uma luta,
É manha de mandingueiro,
É o vento no veleiro,
Um lamento na senzala
É um berimbau bem tocado,
É um corpo arrepiado,
Um sorriso de menininho

A capoeira
É o vôo de um passarinho,
O bote da cobra coral...
Sentir na boca
Todo o gosto do perigo,
É sorrir para o inimigo
E apertar a sua mão

A capoeira
É o grito de Zumbi
Ecoando no quilombo,
É se levantar do tombo
Antes de chegar ao chão

É o ódio,
É a esperança que nasce,
Um tapa sutil na face
Que foi arder no coração
Enfim,
É aceitar o desafio
Com vontade de lutar
A capoeira
É um barco pequenino
Solto nas ondas do mar...

(coro)

Escute:

Um comentário:

  1. Essa música não é da Muzenza, é do Mestre Toni Vargas - Centro Cultural Senzala. Foi gravada pelo Mestre Alexandre Batata - Companhia de Capoeira Contemporânea. E recentemente gravada por seu compositor, mas ainda não está no mercado. Usei a letra original como epígrafe da minha monografia pq pra mim é a melhor definição do que é a Capoeira.

    ResponderExcluir