Wanna translate?

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Meus encontros com...

Nestor e Leopoldina
Zapeando como de costume o site AbeiramarTV, resolvi ler uns ensaios na ala do blog que sempre me despertaram a atenção, mas, por preguiça, pressa ou qualquer outra desculpa da vida moderna, nunca cheguei a ler.

O Mestre Nestor Capoeira, pai de Itapuã, administrador do portal, escreveu há pouco tempo - relativamente - alguns relatos sobre diversos encontros com Mestres que lhe marcaram, de alguma forma, como homem ou capoeirista. Ou melhor dizendo, como homem e capoeirista.

Dentre eles, Leopoldina, seu professor, Waldemar, e até Bimba e Pastinha. Com uns, contatos profundos, com outros, poucas palavras. Mas todos valem igualmente a pena de serem lidos. Descontraídos, emocionantes, e surpreendentemente bem escritos. 

Nestor te envolve em cada história como se fossem revistas em quadrinhos, gostosas e curiosas de devorar. Mais sensível do que o contato com qualquer um dos mitos abordados, é o contato com a capoeira antiga que se revela em cada um dos perfis.

E, por sua vez, mais interessante do que cada um por si só, é conhecer um pouco do Nestor. Que com bom humor te compra com facilidade, assim como comprou Mestres tão antigos e malandros, como é possível perceber nessa série.
Escolhi uma frase em cada um que me despertou mais sensibilidade. Os links são de PDF, quem não quiser baixar, basta clicar em "visualizar" e o procedimento será como o de um site qualquer, em uma nova página. Larguem a preguiça um instantinho e leiam:


Meu encontro com Mestre Leopoldina:
Trecho: "Foi quem me apresentou a "filosofia da malandragem". E fez isso sem fazer força, sem se preocupar em ser "mestre."

Meu encontro com Mestre Pastinha:
Trecho: "Chegue mais, meu filho. O pessoal deve começar a chegar daqui a pouco. Aceita almoçar?"

Meu encontro com Caiçara e Canjiquinha:
Trecho: "Bons tempos" diriam alguns, e Canjiquinha certamente iria concordar; mas se estivesse vivo, com sua alegria de viver, é certo que diria que "o tempo melhor é agora."

Meu encontro com Mestre Waldemar da Liberdade:
Trecho: "Se você não tem cabeça pra pensar, não merece este berimbau."

Meu encontro com Mestre Bimba:
Trecho: "O carioca tá querendo roubar minhas mumunhas com o berimbau!"

Inspiração!
Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário